eu cá não sou assim

5º. Partilharás a montanha com os outros (Tom Owens)
“Se és daqueles que se está a iniciar neste mundo, o melhor é, sempre que possível, correr com companhia. Partilhar experiências na montanha torna-se muito mais motivante”.-
conselho número 5 para trail running no site de sedentário a maratonista.

Isto é muito bonito, muito bonito, mas para motivar uma pessoa a correr trail o melhor que este tem é fazer é meter-se num sítio onde haja a probabilidade de ser perseguido por animal de grande porte, do género um alce a quem interrompeu um ritual de acasalamento. Na verdade, ninguém quer correr trail com um principiante e qualquer principiante com dois dedos de testa também não terá grande interesse em correr com pessoas experientes que vão estar o tempo todo a sugerir que podiam correr duas vezes mais rápido e mais longo e que vão falar com muita calma enquanto nós estamos a ofegar. Com a corrida em estrada é o mesmo. Eu cometi o erro de correr 5 km com um animal de grande porte quando só corria há 2 ou 3 semanas e o meu máximo eram 3km e fiquei lesionado do joelho direito e a coxear durante quase um mês. Agora é ele que quer correr trails comigo e vou f***-lo de volta que nem se vai aguentar nos quadrícepes ao km 20 (salvo seja). Ele pensa que os trails ‘são passeios’ porque vê os meus ritmos ridículamente lentos no Strava. Já lhe disse: leva comida e água para 5 ou 6 horas. Ele é daqueles que acha que levar água é paneleirice e hidratos de carbono soa-lhe a tuning. Só o aviso uma vez, já cumpri a minha boa acção. Por mim deixo-o lá no meio de um trilho na mata, desidratado e com fome. Só lhe deixo a mantinha térmica e o meu apito de montanha. Sim, a minha mochila salomon s-lab veio com uma mantinha térmica e um apito de emergência e toda gente acha isso hilariante, pessoas que não leram os regulamentos e materiais obrigatórios em qualquer ultra que se preze. Ele que vá apitando, pode ser que um alce a quem a apitaria interrompeu o ritual o oiça e o enrabe. Depois há o pessoal ‘experiente’, mais experiente do que eu, nisto dos trails. Acho que têm a mania que sabem mais do que eu, só porque correm há mais tempo e já fizeram ultras e eu não fiz nenhuma. Grande coisa. As pessoas ‘parguntam’ assim, o que é experiência? Experiência é co-nhe-ci-men-to. Conhecimento pode ter-se a ler livros e artigos, que é coisa que eu faço em grande quantidade. Já perceberam que sou um pouco avesso a isso de ir correr com outras pessoas. Gosto de estar sozinho no meio dos bosques para me fundir com a natureza, entrar em comunhão com ela, conhecer-me a mim próprio e aos meus genes e para me poder peidar à vontade. Tenho os meus motivos, já bastante esmiuçados. Até gastei uma pipa num relógio gps que permite carregar trilhos partilhados por outros, para poder orientar-me em sítios desconhecidos, só para não ir com o tal gajo experiente que me esteja sempre a dizer “agora viramos aqui à esquerda, a vista ali à frente é fenomenal… é já a seguir a esta pedra… e depois disto prepara-te, há uma parte de pedras, a descer a pique… aqui o caminho vai começar a subir”… isto é um pouco o mesmo que tentar ver o Benfica no meo de minha casa com a janela aberta. Há um vizinho que vê os golos pelo menos 2 ou 3 minutos antes de mim e quando não é ele a partilhar a informação com o bairro, é um cão de outro vizinho que ladra assustado ao ouvir o primeiro vizinho a gritar golo. Sempre que o cão ladra, vai ser golo do Benfica. Dito isto, até gosto de ter companhia, desde que não se queixem de que estamos a ir depressa demais ou devagar demais ou longe demais. Gostava de ter companhia nas corridas, nas provas. São momentos diferentes em que um amigo pode fazer toda a diferença entre pagar a gasolina e portagens daqui até ao Douro ou o Gerês sozinho ou poder rachar a despesa.

 

4 thoughts on “eu cá não sou assim

Deixe uma Resposta

