desigualdade de sexos

Quanto maior é a distância na corrida, mais se esbatem as diferenças entre sexos e nas ultra-maratonas as mulheres competem em pé de igualdade com os homens, como explica este interessante artigo. Até à distância da maratona há diferenças grandes entre sexos nas elites, mas quando falamos de 100km, 160km ou mais, elas podem ganhar e provavelmente só não ganham mais porque são, mesmo assim, em menor número que os homens. Há vantagens e desvantagens físicas face aos homens: o facto de tenderem a ser mais pequenas que os homens ajuda nas descidas a não terem as pernas sujeitas a tantas forças de horas a “travar”, mas por outro lado, têm um sistema cardio menos poderoso que o dos homens. Um especialista citado no artigo diz: “women tend to think with more determination and tenacity. Especially the kind of woman who tackles ultra endurance events.” No livro Born to Run dão uma pista para este fenómeno com o facto de sermos os únicos mamíferos em que homens e mulheres têm dimensões relativamente semelhantes. Nos gorilas ou chimpanzés as fêmeas são várias vezes inferiores aos machos, a desproporção é muito maior. O facto das mulheres humanas serem em média apenas um pouco menores do ponto de vista físico que os homens é, na opinião de alguns investigadores, prova de que no passado elas não ficavam apenas na caverna a tomar conta dos filhos. Também corriam com os homens e envolviam-se nas mesmas atividades físicas.

Uma coisa que está aparentemente provada – li-o num dos livros sobre design de jogos – é que as mulheres tendem a ter menos necessidade de dominar sistemas abstratos, como os propostos por um jogo. Colocam a questão “por quê?” ou “para quê?” quando confrontadas com uma dificuldade que não tem retorno aparente e por isso jogos com os Sims ou coisas do género podem apelar mais ao seu espírito do que First PErson Shooters em que basicamente nos matamos uns aos outros online. Têm uma maior aversão ao conflito. Os homens podem abraçara competição de forma mais fácil, ganhamos, perdemos, mas não nos custa assim tanto. As mulheres tendem a preferir brincadeiras não competitivas desde crianças porque quando geram conflitos entre elas, esses conflitos são mais graves do que para os homens, magoam-nas mais e não compensam o benefício que se possa ter com uma eventual vitória se a vitória for meramente “abstracta”. E assim se explica porque de facto é difícil imaginar uma noite de poker entre mulheres, apesar de muitas mulheres gostarem de jogar poker ou porque na escola nunca veríamos um grupo de mulheres espontaneamente dividir-se em equipas para jogar a qualquer coisa que implicasse ganhar ou perder de forma categórica.

Longe de mim sugerir ultra maratonas às mulheres (ou a homens). Mas é uma metáfora de outras áreas da vida como a política ou negócios. É que nos jogos olímpicos, há competições separadas, mulheres contra mulheres, homens contra homens. Nas ultras nem sempre é assim, elas correm contra homens, para além de correrem contra outras mulheres, como sucede, aliás, em qualquer empresa ou na política.

Anúncios

7 thoughts on “desigualdade de sexos

  1. Deixa-me ver se entendi: então aparentemente está provado que as mulheres (um conceito já de si tão sólido) só não ‘dão mais luta’ aos homens (outro inamovível conceito) noutros desportos porque no fundo são umas grandes calonas que precisam é de correr mais e mais tempo como faziam as suas bisavós, de preferência com as crias às costas e a máquina de costura à cabeça, porque assim podem ter hobbies tão ou mais competitivos entre géneros (mais um conceito estanque) do que o mercado de trabalho. É isto?

  2. Prova de que a determinação e tenacidade femininas são realmente importantes em desafios desportivos (sobretudo longos) é que eu, 20 cm mais baixa e 30 kg mais leve do que o meu marido, corro bem mais depressa e mais longe do que ele.

  3. lembrei-me da obs feita pela minha arguente na defesa de uma tese chata lá que fiz há um tempo atrás: é persistente e não se deixa levar pela aporia fácil. correu bem, aquilo lá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s