a arte estática

Caro Vareta, usei o termo “estática” porque a arte é feita e está feita, os tempos à sua volta podem mudar, a apreciação também, as intempéries podem conferir patine a um quadro deixado ao relento por engano e oxidação ao aço corten de uma instalação num jardim modernista, novos olhos podem ver a arte velha enquanto que os olhos de velhos se fecharam derivado a terem morrido, mas é estática por contraposição a um restaurante que é uma obra contínua. Claro, vais pensar em exemplos de arte que não são estáticos, só para me arreliar, por exemplo, uma peça de teatro do La Féria em cena durante duas décadas etc.

E agora uma música dedicada a todos os momentos em que eu corro direito a um daqueles fiozinhos de teia de aranha invisíveis no meio dos bosques e que sinto uma impressão assim no cabelo causada por um raminho ou uma aragem e vou lá com a mão às palmadas.

Anúncios

2 thoughts on “a arte estática

  1. Continuo sem perceber o que é contínuo num restaurante que não o seja ‘na arte’ – e menos ainda se, no campo dos conceitos, te querias referir à arte conceptual. Um restaurante abre todos os dias – um museu também, excepções para os dois nos dias de descanso semanal – o ‘atelier de um artista que faz arte estática’ também. Qual é o objecto ontológico a que te referes quando usas o termo restaurante? É o espaço? É a comida? É o momento da refeição? Qualquer deles é parcelar e tão passível de delimitação como a instalação em aço corten num jardim modernista. Um exemplo: demolia-se a Mexicana e os painéis do Querubim Lapa, fim de vida para ambos. Porque raio haveria que os painéis tivessem sido ‘estáticos’ e o restaurante/pastelaria ‘contínuo’? Se é só porque acabas por defecar o que ingeres, lembra-te que também houve/há arte abjeccionista…

    O teatro e a música são estáticos? E no cinema, se comes pipocas, o que é estático e o que é contínuo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s