nomes, não me lembro

Recuperei recentemente a lista dos meus contactos telefónicos numa daqueles transplantes do Outlook para um smartphone novo. Fico siderado com a quantidade de nomes a quem não associo ninguém, nenhum rosto, nada. São tão enigmáticos. São quase todos contactos profissionais ou utilitários, como sejam contactos em empresas clientes ou algum electricista ou empreiteiro a quem pedi um orçamento, mas outros não são. Quem serão aquelas pessoas? Também não ajuda que há muitos, muitos anos atrás, em virtude de ter várias namoradas ao mesmo tempo, eu usasse nomes falsos na minha própria lista telefónica para disfarçar, introduzindo o nome Quitério Silva Electricista em vez de Joana Madalena, por exemplo, mas deixei-me no disso no dia em que recebi um sms de um José Paulo Mecânico a dizer que “tinha saudades minhas e precisava de me ver” e só me lembrei no dia seguinte que era um nome de código. Estou a brincar.  O certo é que  de há um ano para cá comecei a preencher o campo “company” só para me enquadrar e evitar este fenómeno estranho. O meu antigo chefe e presidente da empresa desesperava com esta minha amnésia específica. Tenho uma memória fotográfica. Ou deverei dizer, cineasta ou videográfic… sei lá. Capta imagem e som de forma fiel e apurada, desde que haja uma história associada. Assim, posso lembrar-me dos diálogos de uma reunião de 2 horas, mas dos nomes, não. Eu ia a reuniões com 4 ou 5 pessoas, todos nos apresentávamos, chegado à sede, o meu chefe, ansioso por um report, acendia uma cigarrilha, e perguntava-me “então quem é que lá estava? Estava lá o José Paulo Pinto da Fonseca e Burnay e a Teresa Laporta McMillan Benard?” e eu “sei lá, homens de fato,  menos um, o mais gordo, devia ser o chefe porque não tinha fato e não havia mulheres” e ele passava-se e eu tentava descrevê-los um a um a ver se ele reconhecia algum deles, com coisas como “o mais gordinho tinha um tique, fazia assim com o relógio”. Mas não, tenho dificuldades em lembrar-me de nomes, embora já tenha conhecido casos piores do que o meu e que me fizeram sentir  melhor.

Deixe uma Resposta

