paisagem sonora

Gosto muito de escrever mergulhado numa paisagem sonora que envolva o tom do texto que por ela é influenciada. No cinema, a banda sonora de um filme pode tornar épica ou dramática ou angustiante uma cena de outro modo banal, mas na verdade a comparação só faria sentido se os actores e todos os envolvidos, representassem ouvindo a música que depois ficaria no filme. Na escrita, a música é ouvida na criação, mas não durante a leitura, pelo que dela sobra só uma marca, uma impressão, se tudo correr bem.

Anúncios

6 thoughts on “paisagem sonora

  1. Na escrita, e no meu caso particular, a música também é ouvida durante a leitura. Mas nunca reflecti sobre a possibilidade de, durante a leitura, a interpretação poder ser influenciada por aquilo que se está a ouvir. Será?

    1. Eu não consigo ouvir música e ler excepto quando acho necessário, por exemplo, para fazer um pano de fundo no metro e não ouvir conversas… O certo é que a música desaparece e nem me lembro do que ouvi. Suponho que certos textos ou a poesia fique bem com uma determinada música.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s