meteoritos

O Shoemaker-Levy 9 em 1994 chocou com Júpiter e deixou na superfície deste uma cratera do tamanho da Terra, para gáudio dos astrónomos que acompanharam o fenómeno. Mas se os astrónomos ficaram felizes pela ocasião de assistirem a algo raro na escala de tempo humana (comum na do cosmos), o certo é que aquilo foi para a humanidade uma wake up call. Se aconteceu a outro planeta do sistema solar, podia acontecer à Terra. Seria de pensar que se montou um sistema infalível. Nada mais errado. Primeiro, alguns asteroides como o Toutatis que nos faz razias cíclicas, têm órbitas caóticas e impossíveis de prever a médio longo prazo, devido à influência de complexas forças gravíticas. Em Fevereiro do ano passado tivemos o fascinante asteroide de Chelyabinsk, cuja entrada na atmosfera e explosão com a potência de 30hiroshimas  foi filmada por várias câmaras. 1500 feridos sobretudo dos vidros da onda e choque. Não houve qualquer aviso porque a trajectória do asteroide se sobrepunha ao sol. Eu pessoalmente fiquei alarmado.

Já agora, em 1490, ocorrou o ‘Ch’ing-yang event’, uma chuva de asteroides na China que terá vitimado na época 10 mil pessoas, o que significaria 10 milhões hoje em dia. Durmam bem *

 

Anúncios

4 thoughts on “meteoritos

  1. Detecto aqui claras tendências proféticas: o ascetismo da preparação para a ultra-maratona, estas chamadas de atenção para a insignificância da nossa existência enquanto sociedade organizada. Se estiveres para fundar uma nova religião, por favor que seja daquelas com música animada, sem tabus alimentares e já agora que admita as mulheres ao sacerdócio.

    1. Podia ser isso (se calhar é isso e ainda não sei!). Até estou a ler o 2001 Space Odissey e a escrever sobre um planeta pós-apocalíptico onde uma tribo de ultramaratonistas com poderes especiais sobrevive nas montanhas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s