já arranjei amigos

Não sei é costume, se isto acontece a toda gente que pesca, mas já é o 2º fim de semana consecutivo em que um miúdo espertalhão se acerca de mim para investigar o que estou a usar e meter conversa. Os adultos fazem o mesmo, mas normalmente ficam-se por umas trocas de palavras sobre pesca e afastam-se. Os miúdos não. Este tinha o pai a pescar a 50 metros e a mãe no carro. Chegou-se ao pé do meu carro, estou a montar uma bóia, porta-bagagens aberto, luz na testa. O puto tem fato de treino e o herpes labial rebentou-lhe com toda a força, como me acontece a mim às vezes. Decido ser simpático para ele, depois de perceber que ele não se iria embora se eu o ignorasse.
– Boa noite!
– Olá.
– Rica cana! *assobia
– É.
– Que linha é que tá a usar?
– Que linh.. não sei…(pausa para ver a caixa) 0,24.
– Boa, isso dá para 5, 6kg. Está a usar que isco?
– Sardinha.
– Use coreano ou casulo. Apanha-se sempre qualquer coisa com o coreano. Mas há pessoal na papoa a tirar sargos com sardinha.
– Ok. Ouve, eu comecei há pouco tempo, não percebo disto ainda. Então como meto o coreano no anzol?
– Vá à atlândida, sabe onde é? Peça lá uma agulha e que lhe expliquem, é difícil explicar sem a agulha.
– Obrigado.
– Essa linha vai partir! (eu estava a fazer um nó)
– Nao vai nada, olha (por acaso partiu, à 1 da manhã, perdi a montagem toda, paciência)
– ISto aqui não vai dar nada.
– Eu vou tentar pescar um pouco aqui.
– Já viu nas varandas?
– Está muitas ondas, mar a bater muito.
– Pois está. Aqui é melhor.
– Pois.
– Mas não vai dar. Eu e o meu pai vamos para o farol verde. Sabe onde é?
– Sim.
– Mostre o anzol… o anzol é bom. É mesmo esse.
– Óptimo. Óptimo. E achas que o estralho tem o comprimento certo?
– Quantos metros?
– Quatro.
– Quatro? A maré tá a encher. Sim.
– Boa.
– Você é de onde?
– Torres Vedras.
– Eu TAMBEM!
– Mas vivo em Lisboa.
– Ah! Sabe onde é o Barro? é aí que eu moro.
– Sei. Ok.
– Bem, tenho de ir. Boa pescaria! Já vou mãe!

Antes de se ir embora, voltou para trás e deu-me duas minhocas. Depois meteu-se no carro.

Deixe uma Resposta

