Se os escritores fossem pescadores

Ontem falei no miúdo, ou nos miúdos, hoje foi um senhor de Lisboa, um pescador bastante pro, já nos seus sessentas, que confessou ser a primeira vez que ali pescava (Papoa). Disse-lhe honestamente que era principiante, então ele avaliou o que eu estava a fazer. Tive uma pequena lição muito útil. Esta facilidade de meter conversa espanta-me pois nenhuma actividade que eu tenha feito lhe chegou sequer aos calcanhares. Parece mesmo fazer parte do ritual.

Se a escrita fosse assim, teríamos uma pessoa a escrever num bloco num café e outra pessoa metia-se por trás a ver o que ela estava a escrever, o que não deveria incomodar absolutamente nada a pessoa que escreve. Às tantas:
– Então amigo, alguma ideia?
– Não, hoje ainda não tive nada de jeito. Já fiz aqui uns versos mas…
– Pois, hoje para versos… este café não é bom para versos. Se você quer fazer versos o melhor é ir para uma tasquinha que há ali na Sé.
– Sei qual é, fui lá antes vir para aqui, mas estava cheia de espanhóis.
– Pois, nesta altura do ano é difícil encontrar um sítio sem espanhóis. A zona da sé, é impossível. O meu cunhado é que tem escrito grandes poemas num snack bar do cacém.
– No cacém? Não há espanhóis?
– Nenhum. E há pessoas literárias. Pode-se tirar ideias, se quiser ir numa onda de neorealismo.
– E você vai escrever o quê?
– Eu vou tentar romance, se calhar. Mas não me parece, tem-se wi-fi gratuito aqui não é?
– Yep.
– É uma gaita. Sempre no chat, no face. As ideias mordem mas não dá para ferrar. Então e prosa? Conto?
– Tenho aqui este conto. Tentei escrever um no estilo Bukowski.
– O que é que usou? calão, escatologia ironia, linguagem directa, sem rodeios…?
– Tudo isso, mas sem a escatologia.
– Mas escatologia dá bem para o Bukowski. Já experimentou escrever “cagalhão”?
– Não gosto, deixe lá. Não quero apanhar esse tipo de leitor.
– Ah pronto, isso é outra coisa. Quer um leitor mais finório.
– Sim.
– Grelhado é do melhor.

Deixe uma Resposta

