haatchi e owen

A não ser que vivam noutro planeta, isto é, não tenham facebook ou não apanhem com a tvi em cafés, já tiveram contacto com a história do cão Haatchi que foi resgatado de uma linha de comboio onde tinha sido atado para morrer, que sobreviveu perdendo uma perna, e do miúdo Owen que tem uma doença rara chamada Schwartz-Jampel que causa contrações permanentes nos músculos.
hatchi1-480x460

O miúdo tinha problemas sociais e timidez extrema e ganhou confiança com o seu novo amigo. Os pais explicam que houve uma ligação entre os dois. Entretanto, depois da comovente reportagem na TVI a família de Haatchi e Owen começou a ser bombardeada de correio vindo de Portugal. Já tinham feito peças sobre este caso em alguns países e no Reino Unido, mas nunca tinham tido um feedback desta dimensão. A página de facebook do Haatchi e Owen ganhou milhares de novos fãs e neste momento já mete conteúdos em português e dirigidos especificamente para Portugal. Os comentários de portugueses constituem, segundo me parece, 95% dos comentários, em que se reforça frequentemente o serem portugueses e Portugal ser muito bom. Não sei o que família de Haatchi e Owen pensará disto.  Deixo um simples printscreen dos comentários

portugal

etc. etc. etc.

Eu quando vi  um bocado da reportagem na tvi (penso que foi repetida várias vezes), numa manhã, no café em frente ao meu local de trabalho, confesso que fiquei comovido.. Chamem-me sopeira. A história do cão só por si era incrível, o bicho deitado nos carris, os comboios a passar-lhe por cima e ele encolhido para se proteger, horas a fio e depois foi resgatado e operado. E o miúdo, com o aspecto mais fofinho do mundo, de cadeira de rodas, todo tolhido da doença, e que ele e o cão se ligaram, os pais, uma família a todos os níveis pobre para padrões portugueses até. O meu lábio inferior tremeu e, depois de pagar o café e o sumol de ananás, ao atravessar a rua, fui acordado por um taxi que buzinou porque eu me atirei assim feito zombie e não o vi. Uma das reacções que tenho perante momentos comoventes e tristes é gozar com eles e por isso raramente vou a funerais. Só vou a funerais em que estou mesmo muito triste, o que só aconteceu com o do meu pai ou então de pessoas que não conheço, para me divertir.

Mas aqui não tive vontade de fazer qualquer piada. A maior parte das vezes estas coisas suscitam-me um bocado de vergonha alheia, como se os portugueses fossem uns parolos e eu um primo afastado numa cerimónia ou casamento que tem de os desculpar a convidados e pessoas sofisticadas das cidades. Esta coisa que é portuguesa, profundamente portuguesa, esta coisa de cada português agir como um embaixador de Portugal, defendendo-o, mostrando-o, elogiando-o (até nas páginas de McNamara, o surfista, se vê isto ao pontapé, em mais lugar nenhum no mundo se vê pessoas a dizer “AUSTRALIA IS BEAUTIFUL” se um surfista americano disser que Sidney é bonito, em país nenhum as pessoas ficam histéricas se um artista diz “Obrigado!” ou apupam se se engana e diz “Gracias” como o Morrissey fez etc.)

Mas aqui passa porque esta história do miúdo e do cão perneta, foda-se, mexeu comigo e fiquei inválido para fazer este tipo de juízos. Portugal loves you Haatchi and Owen ❤

 

14 thoughts on “haatchi e owen

  1. Deviam dedicar-se a estudar a psicologia dos povos. Se calhar até há uma cátedra sobre o tema, não sei…mas acho que alguém devia estudar porque somos tão bons, tão trabalhadores, tão hospitaleiros, tão tudo e depois não nós conseguimos organizar, no nosso próprio país, para fazer disto um local espetacular. A desculpa de Alcacer-quibir já tem prazo de validade ultrapassado. Tem de haver mais qualquer coisa que explique este marasmo. A propósito do tema há tempos li um livro escrito por um inglês sobre Portugal dos anos 80 e dei com esta citação. http://instagram.com/p/daQZnplsgi/ volta e meia penso naquilo, na nossa “superioridade”

Deixe uma Resposta

