evocar

Não sou muito dado ao politicamente correcto e, a propósito de carros, gosto muito deles e de ver o top gear, mas este anúncio ao Range Rover Evoque que vi ao almoço revela o pior estereótipo de um condutor de Range Rover Evoque imaginário que pudesse ter. A forma como a marca e a agência de publicidade idealizaram as aspirações do seu target, aqui com a ironia e subtileza de um bácoro alimentado a bolota alentejana, até pode ser eficaz, mas não é para mim. E eu via-me como um target do Evoque se fosse completamente irracional  – o que não é de todo, de excluir – uma vez posicionar um carro como o Evoque como um «veículo perfeito para explorar a cidade» não prima propriamente pelo realismo, a não ser que por cidade se entenda Luanda ou Cabul.

Portanto, os utilizadores de transportes públicos, criança que come gelado, casal de namorados, yuppie trendy com o seu iPad, velhinha, etc. todos são violentamente sacudidos a cada travagem inesperada do eléctrico, algo a que qualquer um de nós se sujeita nos transportes públicos. O motivo? O condutor do eléctrico (obeso, naturalmente, o Evoque é só para magros) baba-se de cada vez que um imponente Evoque de vidros fumados negros lhe cai no campo de visão e por isso trava a fundo, indiferente ao caos na sua composição.

Sendo que o Evoque começa nos 45 mil euros e está muito para lá das possibilidades de um mero condutor de eléctrico, ainda por cima um que é mau profissional e faz travagens bruscas sem motivo nenhum, não há ali escapatória do cidadão que sonha com um yes I can. Aquele can’t, nem nunca vai poder. Só lhe resta babar. E aos utilizadores de transportes públicos, serem chocalhados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s