dias de greve do metro são celebrações do ciclista urbano

Foi precisamente num dia de greve de Metro como o de hoje que comecei a andar de bicicleta em Lisboa regularmente há uns anos. E vejo sempre, nestes dias, ciclistas “novos”, um pouco inexperientes, a testar a coisa. É fácil topá-los. O primeiro sintoma evidente é o uso de mochilas ou sacos no guiador, em vez de alforges, as bicicletas não preparadas, as trajectórias erráticas, manobras arriscadas, nervosismo.. Alguns deles vão converter-se. Também se vê imensa gente a andar a pé nos passeios, pessoas que em vez de fazerem 4 ou 5 estações de metro, andam em passo apressado. O curioso é que é nestes dias completamente caóticos, com filas de trânsito intermináveis, stress ao rubro, filas de autocarro dantescas, que o ciclista urbano regular se sente mais “livre”. Não que seja mais fácil fazer o percurso (demorei mais 10 minutos que o habitual), mas porque o contraste com o que nos rodeia é tão grande que chega a ser divertido. Serpenteamos por entre carros parados, os peões andam a 1/3 da velocidade, somos livres. E é certamente mais seguro do que nos dias normais.

É engraçado que estes dias de greve de Metro em que a cidade mais fica compactada de carros sejam mais eficazes no propósito de promover a mobilidade urbana do que a bacoquice do “dia europeu sem carros” que tinha o efeito precisamente oposto.

Anúncios

One thought on “dias de greve do metro são celebrações do ciclista urbano

  1. Quando vejo essas pessoas a andar a pé, para fazer um percurso de 4 ou 5 estações fico a pensar que se calhar deviam ser mais espertas e começar a fazer isso como rotina diária e não apenas quando são apertadas pelas greves.
    Já não me lembro quando comecei, mas foi há mais de 3 anos. 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s