era negra

O Isaac Asimov, para além de ter umas suíças muito bonitas, nos belíssimos 3 primeiros volumes da Foundation series (começa a publicá-los em 1966, mas escreveu mais, até 81) cria um futuro muito distante em que uma ciência, a psychohistory, fundada na matemática, é capaz de prever com bastante precisão o que vai suceder na história nos próximos milhares de anos e antecipar as crises (guerras, colapso de impérios, revoluções, prosperidade, etc.)

Escrito em plena Guerra Fria, parece simplista e por vezes assemelha-se a um jogo tipo civilizations (para mim isso é um ponto positivo). Não pretende ser “arte”, quase não há descrições, resume-se praticamente a diálogos e situações chave, aquelas que mudam o curso da história. Acho que este aparente simplismo, deriva de não nos conseguirmos afastar do nosso próprio tempo. Daqui por 50, 100 anos, 11 de Setembro, Atocha ou Charlie Hebdo serão um parágrafo no meio de muita coisa. Por exemplo, uma 3ª guerra mundial, o colapso económico dos EUA, a destruição de uma porção do hemisfério sul por um meteorito de tamanho generoso, uma guerra nuclear etc.

É um exercício de lógica, pleno de twists inesperados e que encaixa numa sequência fluída como um bom jogo de PC – reforço que a comparação não é descabida. O curioso é ver como o que imaginou para mundos distantes do nosso se aplica tão bem ao que está acontecer agora. Eu acho a mensagem optimista pois encara as crises, as “dark ages” como inevitáveis. Nós já vivemos algumas e estamos aqui. Eu tenho a sensação de que estamos a entrar numa era negra, mas a certeza que vamos sair dela, mas não na nossa geração.
isaac

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s