uma lua vermelha

Entrei na loja e disse quero muito engodo, pode ser um balde de 2.5kg, 2 caixas de coreano , um pacote de camarão e duas starlightse deram-me e desejaram-me boa sorte e ainda acrescentaram amigo. Depois fui ao supermercado comprar gelo, minis, pão e presunto. Tomei uma cerveja e comi uma tosta mista num café. Depois fui buscar o equipamento à minha cabana. Depois fui de carro depressa antes do sol se pôr ao largo do cabo carvoeiro. Instalei-me numa das varandas desertas nas falésias a pique, uns bons 10-15 metros acima da água, abrigada a sul, do vento de norte. Preparei tudo com paciência e minúcia, já bastante mais hábil no manejo do aparato todo, dos nós, das delicadas operações, da sucessão de passos e verificações que devem ser feitas antes de serem automatismos. Depois o sol desapareceu. Não estava um bom dia para pescar, muito frio, vento, apesar dali ter abrigo. Os poucos pescadores que vi num raio de 300 metros desapareceram assim que o sol se pôs. No foco de luz da minha lanterna de cabeça via a minha própria respiração a condensar-se, o frio a descer. Luvas, gorro. Veio a lua em quadro minguante, junto ao horizonte e começou a descer até ficar vermelha, como um olho diabólico semicerrado, refratado pela superfície encrespada do mar. Ao meu cinto, a minha faca de pescador, que me confere pouca segurança contra os espíritos dos pescadores morto em eventos assinalados de 100 em 100 metros por cruzes de madeira ou cimento com os seus nomes. Por cima de mim um céu estrelado, puro, reconheci Orion, as Pleíades… E fiquei ali até às às 10, às 11, à meia noite, uma, duas, três…  a atar nós, a ajustar linhas, a ouvir o vai vem do mar e aquele sopro nas furnas, quando o ar é expelido por entre fendas nas rochas 15 metros acima. Ainda lá estou.

Deixe uma Resposta

