iphone 666

Pelos vistos as vendas esgotaram em Portugal rapidamente e há listas de espera. A minha famosa embirração com a Apple não tem motivos de geek PC ou Linux vs Mac. Nem se insere num leque de embirrações contra o consumismo, nem em generalizações do tipo “pois pois, estão em crise mas depois vão ver concertos de rock”. Aliás, é contra o iPhone. Eu gosto muito dos MacBooks por exemplo e do meu rico iPod Nano. Acho que é ética, a minha embirração. A Apple simboliza para mim o desperdício da inovação e do talento. E do design. E do tempo e dinheiro dos consumidores. Em vez de fazer melhor pelo mesmo preço ou igual e mais barato como sucede em qualquer outra categoria de que me lembre, a Apple nos smartphones faz a proeza pouco sofisticada de ir fazendo melhor e mais caro também. Este começa nos 699 euros(!) e vai aos 999 euros(!) Holly mother of God. Não sei quanto custava um iphone 1 ou 2, mas a cena disto esgotar nos lançamentos e haver listas de espera é que me parte todo – não o facto de ser caro ou existir em si, pois em todas as categorias, os preços vão do barato ao luxuoso. E isto sabendo-se que a categoria sofre uma deflação brutal: daqui a um ou dois anos haverá equivalentes a metade preço e aparecerá o iphone 7 ‘melhor’ que arruma este. Em certos casos chega a ser paradoxal o retrocesso, como foi do 5 para o 6 no critério tamanho. Ou como era famosa a ausência de autonomia das baterias: “temos um telemóvel espectacular, mas mantenha sempre perto de si corrente eléctrica”. Eu achava  piada a só nos chatearem com um iphone novo quando este fosse do tamanho de um relógio de pulso e uma pessoa carregasse num botão e ele projectasse um holograma interacivo. E com uma bateria que chegasse a durar 24 horas.  E que custasse 99 euros vá.

Deixe uma Resposta

