super semelhança

O mecanismo que me permite conhecer mais artistas novos de que posso gostar é o “artistas parecidos com”, do Last Fm. Bota-se lá na traquineta um nome de um artista / banda de que gostamos e aquela jigajóia devolve uma lista grande que começa na Super Semelhança, Semelhança Muito Alta etc.   até à Semellhança Média, umas 17 páginas depois onde vai sempre aparecer algo como Sonic Youth ou Bob Dylan que toda gente conhece. Isto é feito com base nos gostos das pessoas, no que elas ouvem e gostam. Se nos apetece ouvir algo novo,  encontramos sempre coisas novas compatíveis connosco com dois ou três cliques.  Era só isto. Não tem duplo sentido. Eu não faço duplo sentidos. Duplos sentid… não, está bem.

Anúncios

3 thoughts on “super semelhança

  1. Sem informação prévia nem (às vezes mesmo com) imagens associadas, a música feita recentemente começa (para mim) a ser muito dificilmente datável.

    Sempre se fez, continua e continuará com certeza a fazer-se boa música. Mas começo a pensar que os caminhos da música popular se esgotaram algures nos anos 90.

    1. continua a haver música do nosso tempo, especialmente a mais comercial, música que é datável a 100% como aquela vozinha da Cher no Believe ou o One More Time dos Dafkt Punk ou o som da guitarra do Kurt Cobain ou o dubstep do Skrillex. No roque, mesmo no mais a puxar ao ‘vintage’, há sempre detalhes de produção que são novos e criam um som diferente, mas são detalhes e hoje com os meios digitais de produção as bandas recriam facilmente qualquer tipo de som, de qualquer época para trás e é uma confusão gira. Eu achava que os caminhos se tinham esgotado lá para 1969-1970 (já apanha o white album, kraftwerk, apanha o punk dos stooges, etc) com a excepção do hip-hop com 2 pratos e um micro, que foi de facto uma abordagem nova, radical, talvez a última, sendo o digital apenas uma extensão do conceito de samplar e reutilizar, baralhar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s