destino

Uma vez tive uma pequena discussão civilizada com uma amiga que me dizia que ter filhos era uma enorme responsabilidade e que uma pessoa tinha de ter a certeza absoluta e ter uma relação estável e (eventualmente) ser casado. Eu sempre vi o oposto. Um filho é um exemplo de decisão que cria as condições para ser certa e por isso pode ser tomada sem qualquer receio. Até em casos de acidente, vejo isso acontecer, as pessoas adaptam-se. O problema – e aí sim, admito que posso estar errado – é que eu acho que quase todas as grandes opções são assim e acho perfeitamente normal o casamento combinado entre dois jovens que apenas se acham mutuamente bonitos. Isto é, não acho mais plausível um bom casamento entre duas pessoas que nunca se viram na vida antes de uma data qualquer – desde que se achem bonitos – e são atiradas uma para a outra pelo acaso dos genes e dos interesses das famílias ou reinos, e um casal qualquer que namora anos a fio, se junta e depois casa. Não acho que uns e outros tenham mais ou menos hipóteses. Não idealizo nenhuma das opções, apenas não considero que o casamento combinado por famílias seja necessariamente pior do que o livre e moderno e até não sei se não é melhor pelo lado do incontornável, como num filho.

2 thoughts on “destino

  1. Tenho de concordar na parte dos casamentos. Na dos filhos, nem tanto. Faz falta alguma persistência que às vezes vai muito além da lógica e das vontades individuais para investirmos naquele “projecto” com a devida estrutura, mais do que meros golpes de rins. Não sei, se calhar é porque uma relação de adultos é isso, de adultos. E os miúdos têm ali uma grande dose de incompetência que tem de ser compensada pelo nosso esforço extra.

Deixe uma Resposta

