dia do meu pai

pai1

outro dia do pai, como se fosse ontem. Nunca foste lamechas tu, acho que me lembro de me teres dito uma vez quando eu tinha 8 anos que te matavas se eu morresse e foi a única coisa querida que me disseste, profunda e disseste isso tenso e pouco à vontade,  no corredor da casa das Carreiras, a sair para a adega. E disseste-me nunca o esqueci que se tivesses um cancro que preferias ” dar um tiro nos cornos”,mas o teu cancro tirou-te o “eu” e o discernimento e ficaste um bebé, uma criança. E eu vi-te ter um cancro à minha frente, dia após dia a ir para onde vamos todos sem o saber, e a ver-te a ter vontade de cumprir o que tu tinhas pedido e por cobardia nunca o fiz, por egoísmo, porque queria ter mais uns minutos com um momento de lucidez teu como quando te encheram de cortisona nas urgências e de repente tu tiveste noção naquela ambulância e eu vi-te a ser levado e nunca vou esquecer o teu sorriso a ver-me. Eu amei-te como nunca amei ninguém porque eu e tu somos a mesma pessoa, o mesmo sangue, mas a ti bateram-te e foram maus contigo, não conheceste carinho e amor e não sabias falar essa linguagem, só sabias ajudar e estar lá, dizias não,  fazias sim e pronto E eu sempre quis que tu gostasses de mim e tivesses orgulho em mim e ainda hoje és a brisa que sopra para me empurrar um bocadinho em tudo, a testemunha silenciosa que exige de mim e eras forte e corajoso como ninguém. Adoro-te e a maior tristeza que tenho é não teres conhecido a Júlia que te ia derreter até seres uma pessoa lamechas, como eu. *

5 thoughts on “dia do meu pai

  1. Quando o meu pai foi diagnosticado, em final de 2013, o meu maior medo era justamente “e se ele não chegar a conhecer os netos?”. Um ano e meio depois, o meu pai está bem, e fomos almoçar fora ontem; o neto ainda nem vem a caminho 🙂

  2. Nós importamos na estrita medida em somos os veículos dos nossos pais para os nossos filhos. O teu pai já está na tua filha. Descansa que já fizeste o primordial. O resto são detalhes importantes, mas são detalhes.

Deixe uma Resposta

