às vezes gosto mesmo de nós, espécie humana, pensei nisso ao ver os familiares das vítimas nos destroços a320 nos alpes, estranhos subitamente unidos perante o abismo absoluto, em excursão nos alpes e pensei em todos nós a vermos aquilo e a projectar o que seria estarmos ali nós, ou nós no avião, é inevitável e é por isso que estas tragédias do 1º Mundo mexem connosco, são como irmãos. Eu gosto muito quando as pessoas são simpáticas umas para as outras, ainda hoje vários carros se desviaram, nas filas de trânsito, só um bocadinho, para eu passar de bicicleta no meio de 2 faixas, fazem sempre isso, um ou outro, e nem é necessário pois faço figuras tipo tetris para passar entre espelhos retrovisores, mas eles fazem e eu faço ok com a mão. E a velhota hoje na ciclovia, a andar no passeio, resolveu fazer uma diagonal do nada, de costas para mim, precisamente para a minha faixa e eu, com a Júlia às costas, “hey hey hey!” e ela deu um salto e disse “desculpe!” e eu parei e disse-lhe, era de noite e estava vento, “não faz mal, minha senhora, boa noite”. E vi um preto coxo com canadianas e estranho, com cicatrizes na cara e aspecto de sem-abrigo a entrar no café do costume e toda gente a suster a respiração, a ver que merda vinha aí e ele “um café por favor” e bebeu o café e toda gente algo desconfiada, e ele, com cicatrizes na cara, pagou e disse “boa tarde” e saiu e aquilo comoveu-me, porque para mim ficou um sentimento de alguma culpa de ter assumido o pior, mas para pessoas à minha volta também senti alívio por ele ter ido embora e eu senti que ao mesmo tempo gostava dessas pessoas na mesma. Gosto muito de ver os outros pais na creche, gosto de os ver vindos do trabalho, como eu e da empatia silenciosa, e da alegria ao levarem os respectivos monstrengos para casa. Gosto dos benfiquistas. Este texto não tem fim. Nem título, esqueci-me.

3 thoughts on “

Deixe uma Resposta

