Manoel de Oliveira

o cinema dele sempre exerceu fascínio sobre mim, deixou-me imagens que me ficaram para sempre, como no Non Ou Va Glória de Mandar, o Vale Abraão ou os Canibais. Numa retrospectiva em Serralves, exposto à quantidade brutal de filmes que não vi, à monumentalidade de uma obra que me é desconhecida, soube que mais tarde ou mais cedo deveria fazer um pequeno esforço de curiosidade, procurar os melhores dele – mais consensuais pelo menos – e depois formar uma opinião. Hoje já não tenho a desculpa de ser imaturo, mas o cinema dele também já não tem essa escapatória para justificar o ser-me estranho ou desinteressante. Lembro-me de desistir do Party (1996) e da Divina Comédia (1991), por exemplo, e fiz um esforço. Entretanto cresci um pouco e hoje já consigo ficar só a ver imagens bonitas. E já que falamos em imagens bonitas, começo pelo Vale Abraão. Cinema também são planos, mesmo que durem poucos segundos, que ficam para sempre.

vale

4 thoughts on “Manoel de Oliveira

  1. olha é giro eu nunca tenho muita paciência (ou não tinha) para filmes de seca tipo morangos silvestres e companhia limitada, mas acho que precisamente foi quando (re)vi com olhos de ver mesmo o Vale Abrão que gostei pela primeira vez de um filme com paisagens e música bonita. Gosto muito do Claire de Lune sobre os vales do Douro 🙂
    (também o mesmo para os livros da Agustina – a Sibila era tortura no secundário, até ter lido a trilogia O Princípio da Incerteza que me prendeu pela mistura histórias picantes de prostitutas em boîtes mafiosas – baseada num caso real de polícia de aqui há uns anos – com aquela erudição toda que nos abala o ego)

  2. agora o comentário parvo: um colega meu da escola costumava gozar a dizer que nesse filme a Leonor em criança é coxa de uma perna e em adulta é coxa de outra – é um engano dos responsáveis pela caracterização.

Deixe uma Resposta

