o céu branco

Acordo às 7:00 de uma segunda feira, antes do despertador. Levanto o estores, dia de chuva miudinha. Deito-me de costas. Sinto-me pesado e tento distribuir o peso, de braços abertos, como se a força da gravidade tivesse duplicado e me pregasse ao colchão.Fico-me a olhar pela janela, a copa da árvore sacudida pelo vento. Ao longe, os telhados de prédios com as antenas num fundo branco sujo uniforme sugerem-me a muralha de um castelo. É como se o meu corpo ainda dormisse e eu não o conseguisse mover. Vejo pássaros que cruzam a moldura da janela, aparecendo e desaparecendo em ágeis rotas oblíquas, átomos de vida, meteoritos escuros, na rua. Ao longe, por cima da muralha, uma gaivota solitária desliza contra o vento, asas abertas, virando a cabeça para um lado e para o outro, observando com curiosidade. Veio do mar para lá da muralha e de quilómetros de veias de estrada onde correm luzes vermelhas, pelos prédios dos subúrbios. Então fecho um pouco os olhos e vejo-o. O mar. Há linhas de espuma ao longo da costa, hoje cinzenta e deserta. Na areia, não há pegadas. Vou para oeste e  quando estou longe e já não vejo terra, há uma aberta nas nuvens. Um véu de raios solares desce do céu, projectando no mar uma oval  reflexos dardejantes, como uma moeda de ouro antiga. No centro, um navio, uma caravela , a regressar a Lisboa, com os filhos dos filhos dos filhos (…) dos filhos dos que partiram há 500 anos, mãos em pala, na proa, a perscrutar o horizonte. Quando o  despertador toca, abro os olhos e tenho um círculo de luz queimado na retina.

7 thoughts on “o céu branco

  1. Ora essa, eu não passei a bola a ninguém :b aquilo é à vontade do freguês :)))

    (sumo de limão em cima do monitor e uma vela acesa à retaguarda. tenta 😉 quero ler-te!!)

Deixe uma Resposta

