ainda sou um bocado novato nisto de ir à praça

Hoje foram 48 euros em peixe. Até fiquei azul. Só pedi umas postas de safio (5) e a dourada grande. Acho que a dourada nem me cabe na bandeja de vapor da yammi para ir ao sal. Aqui há umas semanas foi ter apontado para uma garrafa numa charcutaria, penso que dizia Piriquita ou algo do género, um vinho conhecido, e pedi duas, a senhora muito simpática mete-me aquilo no saco, mais os queijos, etc. vem a conta: 50 euros também, cada uma era 20 euros. Dessa vez fiquei verde, mas ao menos deu para dizer que não queria um tão caro. O problema é que ela só vendia reservas e o mais barato ficava por uns 10 euros. Levei dessas, envergonhado. Depois foi à Ana dos Frangos e peço um frango aos pedaços, todo contente por estar numa frangaria a sério e dão-me um saco com um frango aos pedaços. Só depois ao cozinhar o frango de caril é que percebo que aquele frango tem mais ou menos o dobro do tamanho dos frangos do supermercado. Hoje pedi meio quilo de batata e a senhora riu-se, de facto, meio quilo são 2 ou 3 batatas. Pedi um quilo depois. A minha filha sempre a olhar para mim em todos estes momentos, como que a desconfiar que não faço a menor ideia do que estou a fazer quando saímos do elemento supermercado onde me sinto mais protegido. O que sei é que levá-la deve ajudar a ter tratamento mais honesto. Eu desconfio muito daquela gente toda e a minha filha é um talismã de bom karma que me protege da aldrabice do povo, povo de quem gosto, mas que de outro modo desconfio fortemente  que é preciso vigiar com cuidado. Mas vou ganhar experiência, vou pois. Ou inventar experiência como fazem os portugueses. O peixe? O peixe é bom é naquela banca ali. Hortaliça? Só na dona Alzira etc. cada um com a sua mania. E depois as manias agregam-se, o português gosta de estar em cachos e temos coisas lindas como duas bancas de peixe lado a lado, uma com senhas que a gente tira o 76 e vai no 49 (true story) e outra sem ninguém, um padaria em que se tira o 43 e vai no 34 e outra sem ninguém mesmo em frente etc. Adivinhem quais é que eu escolho?

update: cabe na bandeja.

One thought on “ainda sou um bocado novato nisto de ir à praça

Deixe uma Resposta

