luz

Dorme com os três bonecos de peluche. Gosto do calor porque é mais fácil deitá-la, não há pijamas, é só despejá-la na cama.

Ela não entende o conceito de cobertor ainda e destapa-se sempre e não percebe que pode deixar de ter frio se se tapar. Experimento dormir exactamente nas mesmas condições. E quando tenho frio, lá pelas 4-5 da manhã e a casa arrefeceu, tenho feito um esforço para sair da cama e vou lá ao quarto dela tapá-la.

A respiração pesada, profunda. Fico a olhar para ela um bocadinho, à luz do candeeiro da sala que entra pelo quarto às escuras num rectângulo no soalho e sinto um flanco exposto. Adoro o som dela respirar e angustia-me a vida precisar de respirar. Quando está a comer uvas (ela diz ‘luvas’), estou sempre à espera que se engasgue e precise da minha intervenção para respirar. Mas não estou sempre a olhar para ela, o dia todo, quando ela come luvas ou outras coisas.

Quando mexo no lençol para a tapar, desviando cuidadosamente os dois ursos e o cão, resmunga, pressente que algo acontece, mas nunca acorda. Hoje falou sozinha durante a operação. Ri-me muito (em silêncio) e depois tive dificuldades em adormecer.

Hoje fui para a minha varanda.

Depois fomos fazer um pouco de cat spoting antes dela dormir. Para a próxima, levo a máquina para captar os gatos assustados quando ela grita “UM GATO!” de indicador espetado. Temos este jogo que é ver quem avista mais gatos no bairro. Hoje vimos 7 e ganhei eu, 6 a 1, ela só viu 1 gato a sério, os outros foram inventados. Ela faz batota de há uns dias para cá, aponta para um arbusto e diz “olha um gato” e não há gato nenhum. Eu interrogo-a sem piedade “onde está o gato Julee? onde? mostra?” e ela aponta vagamente para as roseiras da vizinha e diz “aqui”, mas não há gato nenhum. Ou há?

Em casa viu os bonecos na tv e eu a luz do por do sol a ir-se embora.

Descobri que as imagens são formas e cores. Vale tudo.

Se calhar já sabiam.

E agora dorme. Eu devia fazer o mesmo.

One thought on “luz

  1. O meu também diz luvas, também dorme destapado e também fala a dormir (como a mamã, aliás). Revejo-me sempre no que escreves sobre a tua Júlia 😍
    Cat Spoting é lindo. E ainda mais com batota! 😄

Deixe uma Resposta

