Palmeira

Gosto do restaurante a Palmeira. Este é um dois melhores empregados da Palmeira, de modo que o cliente experiente procura um sector que esteja sob o seu domínio.

A 1 minuto do metro da Baixa-Chiado, Rua do Crucifixo, é um daqueles sítios que me faz pensar se os que se queixam da multidão de turistas na Baixa a invadir-lhes os espaços também costumam almoçar numa esplanada típica da Rua Augusta e depois tomar café na Brasileira do Chiado ou no Starbucks do Rossio.

Lisboa tem uma estrutura de formigueiro caótico que se acentua nas zonas antigas. A Palmeira, por ser notavelmente discreta do exterior e albergar divisões grandes lá dentro, acentua ainda mais o efeito de subterrâneo.  Uma enorme sala com amplo pé direito onde ainda se pode fumar, outra sala menor e mais luminosa, um balcão longo com pratos com desconto e, se não estou em erro, outra zona onde se come de pé com ainda mais desconto. É proporcional ao desconforto, o desconto e já vi pessoas a comer ali, em pé, sozinhas.

É um local agradável em dias quentes e muito luminosos, como era o caso. É bom para descansar a vista e ler ou ver as notícias sem som e tentar adivinhar quem é que o Passos Coelho está a elogiar desta vez e qual a promessa ruinosa do António Costa.

O tempo lá dentro parece ter parado. Acredito que não mudou muito desde os anos 80 pelo menos, pois guardo, com o meu pai, recordações de vir a Lisboa e almoçar em locais assim. Talvez este mesmo local. Talvez seja só por causa das ventoinhas no tecto em vez dos ares condicionados, coisa rara hoje em dia.

Cá fora, hora de almoço, luz a pique, implacável.

Há muita gente que me diz, muito feliz: “o bom tempo vai continuar!” referindo-se a estes dias  consecutivos de 30 para cima, brancos e hostis, cheios de pó e que só são agradáveis nas extremidades da manhã e do fim da tarde.

Anúncios

5 thoughts on “Palmeira

  1. Também gosto muito do Palmeirinha, mas considero o senhor mais velho o melhor empregado porque traz-me sempre batatinhas fritas e tremoços a acompanhar a imperial 🙂

  2. essa questão do bom tempo sempre me enervou. bom tempo em relação a quê? para quem? calor nao é necessariamente bom tempo, há quem goste mais de frio. há alguma directiva que diga que sol ou calor é bom e chuva ou frio é mau? até quem escreve as notícias vai nessa moda. ‘o calor vai continuar’.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s