o Bacon da literatura

Entrevista ao meu escritor vivo preferido no Expresso. Não gostei muito desta entrevista da Clara Ferreira Alves, não apenas por ser péssima e ter perguntas e considerações um pouco infantis quando se lida com alguém como Houellebecq (Ex: “Donde vem esse ódio? Você é apenas um escritor. Inventa palavras, mundos.” ou “Se fosse pintor seria fácil. Um bocado Bacon. Você é um Bacon da literatura. “), mas talvez porque a intenção tenha sido apresentá-lo ao público e por já ter lido respostas a quase todas as perguntas em entrevistas que lhe fizeram e já li. Sentia-lhe o tédio, como naquelas apresentações de filmes de Hollywood em que aparece aquele gordinho dos filmes, não sei o nome dele, mas há décadas que é o mesmo, a antrevistar o Robert de Niro e a perguntar “do you love Portugal”, vocês sabem quem é, e os desgraçados respondem 500x às mesmas perguntas na salinha do hotel, é contratual.
houllebecq

9 thoughts on “o Bacon da literatura

  1. Esta foi a única entrevista que li, mas fiquei com a sensação que ele deve ser dificílimo de entrevistar… as respostas um bocadinho à base do “sim/não”, quase tirados a saca-rolhas, sem desenvolver, devem, imagino, deixar qualquer jornalista um bocadinho entalado. Mas também pode ser só tédio 🙂

      1. Já fui ler e, sim, posso confirmar que era tédio. Não consigo, no entanto, deixar de me perguntar se a entrevista da Clara Ferreira Alves tivesse sido feita por um homem, se teria tido direito a respostas menos monossilábicas…

      2. Não acho. À 2ª ou 3ª pergunta idiota (talvez antes mesmo da entrevista começar) o homem implesmente desligou e meteu o automático e aguentou estoicamente.

  2. Não! Expliquei-me mal! 😀 O que queria dizer é: Quando encontrares uma boa entrevista ao Houellebecq que tenha sido feita por uma mulher, avisa-me. Para eu descartar esta hipótese que me anda aqui a bailar na mente que, a qualquer entrevista feita por uma mulher, as respostas serão mais ou menos no mesmo tom. 🙂

Deixe uma Resposta

