game of thrones série e livro

Olha, eu discordo disto da sãozinha, a propósito do Game of Thrones não seguir os livros e disso ser mau. E passo desde já a explicar porquê…

… venham…

1- Entende-se que quem leu os livros não goste da série, mas o meu palpite é que tem mais a ver com a clássica comparaçaõ livro vs filme /série. O que salta mais à vista são detalhes de argumento, mas é óbvio que nos livros da saga, e pelo que me ontam, o universo é muito mais rico e detalhado, como sucede sempre quese comparam os dois meios. Contudo, não estamos a falar da adaptação de um clássico da literatura ou de uma saga com aspirações a ser mais do que bom entretenimento literário e televisivo.

2- O George RR Martin está vivo e envolvido com isto. Tem o aval. Há casos em que o autor vivo se desmarca completamente (ex: Alan Moore com a adaptação do Watchmen ao cinema, Boris Vian que morreu poucas horas depois de ver a adaptação péssima de um livro seu ao cinema) do livro. Outro bom exemplo é o 2001 de Stanley Kubrick que não tem muito a ver com a obra homónima de Arthur C. Clarke e ambos trabalharam ao mesmo tempo.

3- A série é praticamente paralela à escrita do livro, facto que não me lembro de ver antes na tv. É como se seguissem dois rumos lado a lado. Não falamos de uma obra como a de Tolkien que está no imaginário colectivo há mais de meio século. Sim, os livros vão mais à frente, mas o final não está definido nem nos livros, nem na série. Esse aspecto, que eu me lembre, é novo e curioso.

4- Se toda gente que leu os livros já soubesse exactamente o que ia acontecer, a série começava como sendo um spoiler gigante.

Anúncios

5 thoughts on “game of thrones série e livro

  1. Concordo com o que dizes acerca da novidade do paralelismo entre a escrita dos livros e a escrita da série, e da curiosidade que isso pode trazer. O problema é que neste caso correu mal. A certa altura, as storylines das personagens foram amalgamadas e cuspidas à pressa, sem fazer qualquer sentido, mesmo para quem só vê a série. No meu caso, há duas vertentes que me deixaram pior que estragada: terem lixado as personagens que quiseram manter na série, e terem spoilado os livros de forma a que não queira ler mais. E podia aqui divagar sobre os Martell e os Greyjoy, e sobre os Targaryen perdidos, que era o que mais queria ver na série, e que nem chegaram a aparecer.

    Com isto tudo, viva o Ramsay Bolton!

  2. Nunca vi em lado nenhum que a serie copiava os livros, ela é inspirada nos livros, baseada nos livros mas não uma cópia. Amei os livros e amo a serie, ambos deve ser vistos é de forma diferente só isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s