eu gosto de silos

parecem brinquedos, cilindros de madeira para crianças gigantes. De perto, ficção científica orweliana, as muralhas de um regime opressivo!

O facto de serem circulares deve prender-se com ser esta ser a forma mais eficiente a nível de resistência por volume ou material necessário para fazer as paredes que contêm toneladas.

Como têm funções de armazenamento de cereais ou outras coisas, não há qualquer gasto de materiais ou esforço de imaginação e criatividade na sua ornamentação ou forma, apesar de serem estruturas tão grandes e óbvias na paisagem urbana industrial. O resultado são formas minimalistas ao absoluto, geométricas, simétricas, rítmicas, depuradas.

Quem os desenha não tem em mente a sua dimensão, apenas equações para calcular volume necessário, metros quadrados de terreno e outras variáveis. Servem um propósito utilitário racional e são projectados de forma indiferente à sua monumentalidade e eu gosto disso.

5 thoughts on “eu gosto de silos

  1. Durante anos, quando era pequena, os silos foram para mim um enigma! Não percebia quem é que havia de querer morar numa casa assim tão esquisita e sem janelas…. :DDDDDDD

  2. acho que qualquer construção sobredimensionada exerce sobre as pessoas idêntico fascínio (tenho um cunhado, por sinal das pessoas mais racionais que conheço) que, durante anos, sonhou com a aquisição de uma unidade destas – silos abandonados – para residência permanente. Televisão? Não, queria uma parede gigantesca coberta de monitores transmitindo em várias línguas, etc.

    tem a sua graça, a diferença (e nunca lhe perguntei se mantém aquela vontade antiga) se comparada com o olhar da Palmier enquanto criança, pois sempre me pareceu que ele queria um lugar, uma casa assim, para se perder melhor (não é o mundo um lugar tão vasto?)

Deixe uma Resposta

