hoje almocei

Hoje almocei ao lado de uma das pessoas mais detestáveis que já vi na vida, topei imediatamente, assim que se sentou, pelo tom de voz com que deu ordens frias aos empregados e quando o mesmo se retirou, observou: “hoje não está cá o simpático”. Não a conhecia, nunca a vi na vida, nem vou voltar a ver, simplesmente calhou ficar sentada numa mesa com mais três pessoas. Era uma mulher, nos seus 40 anos, mas podia ter só 30, porque era bastante feia e gorda como um leão marinho com madeixas. Vinha da missa, penso que era do coro, falava muito alto porque, como fazia questão de dizer, era cantora. Comentou que uma desafinava demais, que outra berrava alto de mais, que o microfone estava para cima em vez de para baixo, que com pouca gente não pode estar para cima, que um disse que cantava 3 estrofes mas quando ela ia começar a 4ª ele cantou por cima e ela ficou muito aborrecida com ele e no fim foi-lhe dizer. Depois falaram no Papa Francisco. Depois falou nas coisas que escreveu, uma por uma, artigos para um jornal de uma terreola qualquer, que a convidavam e ela lá aceitava, a muito custo, porque passava uma semana a pensar em cada texto (aqui alguém disse “tm de ser com calma, nãoé, a inspiração”) e ela sim. E recitava os textos, as ideias dos mesmos, que gostava muito de repetições por exemplo, fazer todas as frases com “Por acaso” e começavam todas com “Por acaso”, era um efeito que ela gostava de fazer, mas usava muita pontuação, ao contrário de Saramago, ela era mais do género José Luís Peixoto e Lobo Antunes. E os outros, maravilhados, diziam “tens de nos mandar os artigos” e ela “mando, tenho tudo guardado”. E este ser, a 3 metros de mim, não me deixava ler Tolstói, não me conseguia abstrair disto, havia muito silêncio, não era a confusão do metro quando uma mulher se mete a falar aos gritos ao telemóvel a contar o que disse a ela e o que ela disse a ele e que depois ela que não pense que fica assim etc. e comecei a meditar com a mão no ouvido do lado de onde vinha a voz, a despachar os meus filetes de garoupa. Fiquei tão arreliado que comecei a imaginar um Portugal feito desta merda, de gente assim, e a pensar se valia a pena sequer preocupar-me com o que quer que fosse, se não era melhor simplesmente nunca mais almoçar ou jantar fora, expor-me a pessoas, que devia simplesmente ignorá-las, eu que o faço tão profissionalmente a maior parte do meu tempo livre nem que tenha de fugir. Pensei em ontem, voltei para lá, em como devia ter descido a escada para a praia deserta e entrar atlântico adentro

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de pagar estive para lhe dizer “sabe, você é a pior pessoa que me impediu de ler um livro” e deixá-la, deixar aquela mesa, com isso, parecendo eu a pior pessoa do mundo. E se calhar sou! Se é preciso SER QUE SEJA! Depois foi-me passando, mas fica aqui o registo.

Vai dar o Benfica Jorge Jesus agora, tchau.

9 thoughts on “hoje almocei

  1. sou capaz de apostar o meu testículo esquerdo que essa senhora vota passos coelho.

    engraçada a proximidade geográfico-textual-ideológico-estético-coiso neste texto (que por sua vez reproduz o que interpretaste/apreendeste de falas alheias) entre o peixoto e o lobo antunes, duas pessoas que votam passos também, tenho quase a certeza.

  2. na intimidade da cabine de voto não tenho a mais breve dúvida que peixoto vota passos. peixoto é um daqueles que se diz de esquerda só para impressionar e para vender livros a adolescentes idiotas.

    ps: por que raio assumes que sou do bloco? caramba, um gajo vem aqui comentar cheio de boa vontade, porque gosta deste blog, e é logo insultado!

  3. Mas o que raios te impediu um leve tropeçar seguido de cerveja derradada no colo da dama? Ou um simples “Baixe a voz que há gente a tentar ler e as suas histórias não são recomendáveis”.

    Eu passo a vida a mandar calar fedelhos malcriados, na esplanada, com os pais por perto.

Deixe uma Resposta

