Tsipras demite-se

Vai demitir-se e convocar eleições. Finalmente.

Exagerei a minha má opinião a respeito de Tsipras (não de Varoufakis) e de uma parte do Syriza – apesar disto ter sido tudo desastroso desde Fevereiro de 2015 com o culminar na palhaçada o Oxi que precipitou o controlo de capitais. Foi uma aula prática.

O Syriza acabou. Tsipras pode ter condições para sugar os restos do Pasok e formar um partido normal e governar. E os maluquinhos voltam às ruas, às greves, a atirar cocktails molotov, pintar paredes e apanhar porrada da polícia que é para isso que servem.

Olhem este todo contente.

grego

Anúncios

6 thoughts on “Tsipras demite-se

  1. pois. o que a malta que domina esta porra toda aparentemente não percebeu é que o tsipras e, apesar de tudo, o varoufakis são, entre aqueles que defendem uma via alternativa, os moderados. há o risco de tudo isto se radicalizar de uma vez por todas e, agora sim, passarmos a ter de lidar com fascismos e comunismos a sério, tipo gajos que querem impor ditaduras e fechar fronteiras e construir muros e o caralho, coisa que estes malucos (sim, são meio doidos) do syriza sempre disseram que não queriam

    a burrice dos tipos que andam a empurrar a cadeirinha do shauble é esta. a não ser que não seja burrice nenhuma e que queiram mesmo lidar com nazis e che guevaras. mas também não vou por aí.

    estou mal disposto.

    1. Isso não vai acontecer, temi isso com o próprio Syriza. O Tsipras não é tão mau tipo como eu pensei que era e evoluiu e tem o carisma necessário. O Varoufakis é um louco. O Tsakaloukos é boa pessoa. O resto da ala do Syriza, a radical e lixo. Nem sequer se enquadram nos comunistas que ao menos são coerentes e transparentes desde início (não ao euro, ponto final). O Tsipras pode ganhar em grande e ser um novo PAsok. Tenho dito isto desde início, mas errei em Fevereiro ao pensar que Tsipras era Varoufakis ou a ala radical do Syriza. Isto é tudo uma experiência enorme, para todos.

      1. sim, e o tal lixo radical do siriza está aí para pronto para entrar novamente na corrida. quem te garante que não ganha?

        suspeito que daqui por uns anos vamos sentir saudades do moderado tsipras e do louco varoufakis, quanto mais não seja porque com eles conseguíamos ter uma conversa meio parva mas apesar de tudo civilizada.

        mas eu nem me estava a referir à grécia. a grécia enquanto país independente na prática já não existe. (não acredito por isso que os radicais do syriza ganhem; simplesmente é uma hipótese que existe) a grécia a partir de agora vai funcionar como aqueles países da américa central cujos presidentes durante décadas foram decididos pelos EUA (na grécia vai ser a alemanha).

        o problema é o crescente aumento dos extremismos em paises como a frança, como a hungria, nos países nórdicos, etc., que volta e meia chegam ao poder e tem potencial para dar cabo disto tudo.

        achas que vai ter uma conversa civilizada com a le pen? com aqueles fascistas que agora mandam na hungria?

        e, sim, eles sempre cá andaram, mas digamos que parece mais ou menos óbvio que nos últimos 5 ou 6 anos ganharam um bocadinho mais de força e notoriedade.

        curiosamente portugal é dos poucos países onde a extrema direita praticamente não existe e a extrema esquerda de tão anquilosada tornou-se inócua.

        continuo mal disposto.

      2. a frança assusta-me mais sim. Mas não é justo dizeres que se tsipras com o novo syriza (afinal os radicais é que saíram) for reeleito é porque os alemães quiseram. Se os gregos votarem nele, foram eles que quiseram. Não é um golpe de estado à Pinochet.

  2. “O Syriza acabou. Tsipras pode ter condições para sugar os restos do Pasok e formar um partido normal e governar.” – Não. O Syriza é uma plataforma/coligação; irá às urnas com os que estiverem com Tsipras e, tendo em conta a sua esmagadora popularidade, ganhará as eleições confortavelmente – a dúvida é saber se com ou sem maioria absoluta. O que fará Tsipras com um mandato renovado, só Tsipras saberá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s