spoiler alert

Há uma cena no belíssimo Ex Machina em que o protagonista, Caleb, duvidando da sua identidade humana, explora o corpo à procura de sinais de robótica e corta o próprio antebraço, escarafunchando na ferida aberta  e sangrenta.
machina

Achei esta cena, dentro do contexto do filme (que de resto é depretensioso e contido) bastante forte, intensa. A ferida – não encontrei foto – é ambígua, vemos sangue vermelho, mas não uma complexidade orgância de nervos, gordura… parece artificial e é de propósito. A ausência de reacção óbvia de dor durante o corte realça esse lado ambíguo.

Hoje joguei um belo jogo de tabuleiro com a  minha ex e ganhei-lhe, o que é raro, penso que o vinho a tocou e enfraqueceu. Jogámos Terra Mystica, eu com os anões, ela com as bruxas. Os anões fazem túneis, as bruxas ganham bónus por fundarem cidades. Fiz muitos túneis.

Entre jogadas, confessámos o nosso crescente problema com pessoas, a dificuldade em encontrar alguém do sexo oposto que seja suportável, a dificuldade que é ser exposto pelas redes sociais, a vagas imensas de estupidez .

Ela consegue sexo facilmente, é mulher, eu nem isso, mas ela também tem dificuldades em encontrar um tipo decente. A vida a dois pode ser  impossível mesmo com alguém que confessa o mesmo problema que nós. No limite seríamos sobreviventes, a viver a 10km um do outro, de vez em quando trocávamos bens, carne, couves, munições para exterminar selvagens às portas do nosso domínio e talvez um acordo para procriar.

Então sobra o braço, em sentido figurativo,o “até que ponto sou humano?” Hoje andei no chiado,  na rua, à hora de almoço, fiz umas compras e quando andava na rua com os meus sacos parei para olhar para os meus tendões no antebraço direito e fiquei parado a pensar “isto é real?”

2 thoughts on “spoiler alert

  1. Olha, vou-me cobrir do Vareta (salvo seja), que até nem ia dizer nada, mas já vi o filme, que tomei por sugestão do Lórenço, e não me fez que não distrair. Já é bom, tendo em conta que o meu filho me obrigou ontem a ver “Transformers”…

Deixe uma Resposta

