um exemplo de hiperssexualização genial: a Quiet do Metal Gear Solid V

A jogar jogos desde que existem, já vi a minha quota parte de gajas bad ass em videojogos e a Quiet do Metal Gear Solid V – Phantom Pain está no top 3 pelo menos. O jogo é para mim o melhor da longa e lendária série criada pelo Ideo Kojima, um dos melhores criadores de jogos.

A Quiet é uma possível buddy do Solid Snake, que somos nós, o protagonista. Fumamos charuto, temos barba e somos cegos de um olho, não temos um braço e pedaços de osso de uma vítima que explodiu demasiado perto de nós estão cravejados pelo nosso corpo. Olhem para isto, este sou eu depois de deitar a minha filha e antes de ir dormir. Eu que não consigo deixar crescer barba, deixei de fumar e apesar de ter tirado a carta de mota classe A, acho demasiado perigoso. Sinto-me oprimido por este padrão de homem. Além disso chamo-me Lourenço e ele é o Venom Snake.

snake

Podemos escolher um buddy no início de cada missão. Quanto mais missões fizermos com um buddy, maior é o “bond” entre nós e a buddy e desbloqueiam-se extras.

A Quiet é uma sniper exímia e uma scout invisível. Podemos dar-lhe ordens e colaborar com ela em missões.

quiet2

Os outros possíveis parceiros são um cão, cuja habilidade consiste em farejar inimigos ou um cavalo, que nos permite transporte de um ponto para o outro. Portanto, a mulher sniper ocupa o seu lugar entre o cão e o cavalo e a escolha deve ser criteriosa.

Naturalmente, 98% dos jogadores escolhem a Quiet quando a desbloqueiam. Eu fui jogando com o cão, que até fui eu que salvei numa missão quando ainda era cachorro e treinei toda a vida, e depois dei-lhe um pontapé quando a apareceu a opção Quiet.

Isto é a Quiet quando fica lixada. Os olhos ficam com aquela cena negra à volta e isso aumenta a precisão do tiro.

quiet3

A Quiet quando está em posição de tiro começa a cantarolar uma lenga lenga, de resto nunca fala. Podemos dar-lhe a ordem “Quiet” e ela silencia-se (o nome é uma alcunha porque ela não fala e repetimos muitas vezes a ordem “quiet” e ela cala-se, notório o irrealismo do jogo aqui, nenhuma mulher faz isto)

Como por certo os mais atentos e as mais feministas já repararam, a Quiet não tem roupa quase nenhuma. Esperem, esperem, há uma explicação.

quiet9

Numa das melhores tiradas que já vi em jogos, um grupo de cientistas explica ao protagonista Solid Snake que “não conseguimos vestir-lhe roupa. Ela respira pela pele. Se vestir roupa sufoca. Quando toma banho, fica letárgica e tem de recuperar porque é como se se afogasse”.

É simplesmente a melhor justificação (e obviamente ironia de Ideo Kojima a gozar o prato) para a uma heroína de acção estar vestida como uma striper. Quando ouvi os cientistas explicar aquilo ao Snake nem queria acreditar, até chorei a rir. O jogo está cheio de detalhes deliciosos deste tipo, mas este foi top.

Calma. A Quiet pode ser customizada. Se fizermos muitas missões com ela o laço torna-se mais forte e podemos escolher o fato Blood. Trata-se de sangue falso espalhado pelo corpo para, dizem-nos, “inspirar terror nos inimigos”. Don’t mess com uma sniper no auge do período!

quiet5

Há também um fato silver e depois se quisermos espatifar uma fortuna podemos dar-lhe o fato gold que se desbloqueia no bond máximo. Não serve para nada, mas é nossa e.. hey. Que tal exibir a nossa bad ass sniper em dourado em missões a 20km de Kabul?quiet6

A Quiet, tal como o D-Dog (o cão) transmitem um real sentimento de cumplicidade. Eu mato este, tu matas aquele, como todas as boas relações homem mulher devem ser.quiet7

 

A actriz Stefanie Joosten (um cast excelente) nas gravações do jogo.

quiet1

9 thoughts on “um exemplo de hiperssexualização genial: a Quiet do Metal Gear Solid V

      1. E Battlefront, Driveclub, Destiny, Fifa, Guitar Hero, Rocket League, jogas alguma coisa?

        Relativamente ao MGS 3, tens vídeos no youtube de 4h30 só com os cinematics do Snake Eater. Mas nada como jogar… O 1 é clássico, o 2 foi o choque, o 3 é o melhor, o 4 era mais ou menos. A força do Kojima está nos ímpares, daí estar expectante quanto a este.

      2. Este é muito bom. Joguei Fifa, demasiado viciante. Desses o driveclub interessa-me, o Battlefront acho que me vai passar ao lado… é um feeling. Desde que tenho a PS4 só joguei ao Witcher 3 que é gigante (e não comprei as expansões) e ao MGS. ontem estive até à uma a derrotar um boss. Já não fazia uma dessas há séculos! Epic boss fight!

      3. Battlefront é uma ode a Star Wars, cada som, pormenor, arma, planeta, tudo. E para mim tem os melhores gráficos que já vi num jogo:

        ou

        Driveclub hoje em dia arranjas usado (ou em versão digital) por pouco dinheiro. Aconselho-te a comprar o season pass que te dá direito a centenas de updates (pistas, carros). É sem dúvida o melhor season pass que existe.

        Dizem muito bem do Witcher, mas eu agora tenho tendência a jogar coisas que não exijam tanto em termos de tempo e dedicação. (ando a jogar ao Uncharted Collection aos poucos…)

      4. os gráficos são de cortar a respiração… fantástico. Eu vendi a PS3 incluindo um volante com force feedback e pedais. O driveclub joga-se bem sem volante? era pouco prático usá-lo na sala.

      5. Não tenho termo de comparação, pois também vendi o meu Driving Force Pro quando a PS3 morreu. Joga-se bem com comando, especialmente porque é um jogo a roçar o arcade (tirando a pintura não podes costumizar nada), com corridas curtas e com longos trechos onde vais a uma média de 180, 200 km/h. Penso que existe uma versão grátis para quem tem PS Plus, apenas com meia dúzia de carros e pistas. Dá para testares.

Deixe uma Resposta

