“Governo aprova taxa sobre telemóveis para remunerar direitos de autor”

Confesso que quando ouvi falar disto pensei que fosse boato infundado, de tão estúpido, ética e economicamente errado a tantos níveis. Quem são estes autores? É a guilda da SPA? São os que se mexem melhor nos bastidores? São escolhidos por quem? Como? E quem recebe o quê e porquê, com que critérios? E digam-me, uma pessoa que não oiça música no telemóvel, como é o meu caso, vai dar 1 euro ao João Pedro Pais sempre que trocar de equipamento? Posso não dar? Então e músicos extra-guilda? E artistas que não tenham a sorte de fazer uma forma de arte reproduzida num suporte tão amplamente massificado como os smartphones, como, sei lá, actores de teatro, bailarinos ou pintores. Estes estão lixados ou os vídeos e fotos que lhes tiramos com telemóveis também contam? O Tribunal Constitucional está calado agora com o sagrado princípio da equidade? Então e a equidade entre artistas? Já que não é o mercado a ditá-lo, posso escolher os artistas a quem distribuir o meu dinheiro no acto da compra do telemóvel? E alguém que oiça música por vias legais como o spotify, também tem de pagar 1 euro ao Paulo Gonzo? E digam-me, é possível ter uma lista pública dos tais autores que recebem e quanto recebem? E têm mais ideias para fazer que cada vez mais consumidores comprem telemóveis pela net em mercados livres? E têm mais algum plano brilhante para subornar uma influente guilda de autores que de irreverente tem zero e de animal de estimação de político tem tudo?

3 thoughts on ““Governo aprova taxa sobre telemóveis para remunerar direitos de autor”

  1. Note to self: o próximo telemovel que adquirir será via Amazon. Assim não tenho que pagar uma taxa com todos os problemas técnicos que foram apontados acima, pelo autor, com o qual estou plenamente de acordo. 😛

Deixe um comentário